Compartilhar Orkut

Carregando

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O número de serviços e ferramentas lançadas para complementar o serviço de microblog Twitter cresce constantemente. Não é para menos.


Segundo os números mais recentes da comScore (março de 2009), o Twitter contabiliza mais de 19 milhões de usuários cadastrados postando milhares de mensagens de até 140 caracteres a todo instante.


Isso tem alguma importância para nós? Que respondam os mais de 5 milhões de brasileiros que, segundo o Ibope, visitaram o Twitter em junho .


Para ajudar você - usuário novo do Twitter ou mesmo quem já acumula um bom número de posts, seguidores e seguidos - separamos 14 bons serviços que irão municiá-lo de informações não só do Twitter, mas a seu próprio respeito e de como você utiliza o serviço de microblog.


QTwitter
Há uma nova patologia em curso com a ascensão do Twitter. Se você já visitou o perfil de um amigo e percebeu que ele não seguia mais suas atualizações, parabéns: você foi vítima do Unfollow.


Se você deseja saber quando alguém deixa de seguir seu perfil do microblog, experimente o QTwitter. Basta fornecer seu e-mail e nome de usuário do Twitter para que o serviço lhe avise sempre que um contato dê unfollow em você, mostrando, inclusive, um trecho do post que potencialmente provocou a debandada.


Twitturly
Quais são os links mais publicados no Twitter? Partindo dessa premissa, o Twitturly exibe os links mais referenciados pelos usuários no microblog, em tempo real, e separado por idiomas.


O mérito do Twitturly é considerar links independentemente da ferramenta usada para encurtar o endereço, o que dá um panorama mais próximo à realidade dos sites mencionados no serviço.


TwInfluence
Influência online é um conceito que esbarra em definições que nem sempre convergem. No Twitter, influente seria aquele que atrai mais seguidores ou quem promove um número maior de conversações?


Ainda que de maneira não tão profunda, o TwInfluence se arrisca ao tentar responder tal pergunta com critérios próprios: ele avalia a influência de perfis no Twitter em três diferentes medições: Alcance, Velocidade e Capital Social.


O primeiro se baseia no potencial de usuários atingidos por suas mensagens, levando em consideração os seguidores de seus amigos; o segundo cria uma média sustentada pela quantidade de contatos diretos e indiretos que a conta atrai diretamente; já o terceiro mede o poder de influência dos seguidores do usuário, ou seja, fechando o ciclo.


Migre.me
Mais especializado nos usuários brasileiros que o Twitturly, graças à adoção em massa de brasileiros nos últimos meses, o Migre.me é outra ótima ferramenta para vasculhar a popularidade de um link mencionado por seu post.


Além de encurtar a URL, o Migre.me monta rankings mostrando as URLs mais clicadas e mais republicadas no último dia, na última semana ou no último mês, além de indicar os conteúdos mais recentes que usam o serviço. O Migre.me também enumera os vídeos mais vistos e podcasts mais assistidos.

TweetDeck
O TweetDek é um aplicativo da plataforma Adobe Air em versão beta que roda nos ssitemas operacionais Mac (com versão específica para o iPhone), Windows e Linux. É útil para dividir as pessoas que você segue no Twitter, com a possibilidade de agrupá-las, tornando mais fácil acompanhar o conteúdo publicado por elas.


Twellow
Se você não se satisfaz com os mecanismos de busca oferecidos pelo Twitter, experimente usar o Twitter Yellow Pages. Este serviço de 'páginas amarelas' do Twitter localiza não só tweets por palavra-chave, mas informações por palavras nas bios dos usuários.


Twitter Grader
Este serviço classifica seu alcance e sua "autoridade" na rede social no Twitter e dá a ele uma nota que vai de zero a 100. No cálculo, entram o número (e o número de seguidores destes), sua frequência de atualizações, além de considerar se seu perfil está ou não completo. Também é possível ver a lista dos usuáris "nota 100" e pesquisar a classificação de qualquer usuário.


Tweettag
O serviço pesquisa por tags (palavras de referência, em geral precedidas pelo símbolo "#") no Twitter. Um recurso legal é que quando você busca uma tag mais popular, além dos resultados da busca, você ganha uma nuvem de tags relacionadas ao assunto buscado.

Números, números e números
Quem gosta de ver informações representadas graficamente vai apreciar os serviços abaixo, pois é vasta a relação de serviços que analisam a maneira como você usa a plataforma de microblog.


Comece com o TwitGraph , que traça de maneira rápida quatro gráficos redondos mostrando os dias em que você mais publica, para quem você mais responde e as cinco palavras que mais usa nos seus posts.


Quer algo mais profissional? O TweetStats demora um pouco mais, mas preenche a tela com representações gráficas de dados como a hora do dia e o dia da semana em que você mais twitta, a interface mais usada e a quantidade de posts por mês.


Quer se concentrar só nas palavras digitadas em seus posts, o TweetCloud analisa seu histórico de tweets e monta uma nuvem de tags, representando os termos usados com maior frequência em tamanho maior.


De uma maneira menos visual, o When did you join Twitter? responde, da maneira mais simples e objetiva, a questão que faz as vezes de nome: desde quando você está no Twitter? Da mesma forma, o My First Follow indica quais foram os 10 primeiros perfis que você começou a seguir assim que entrou no Twitter.


TweetBeep A quantidade de conteúdo publicada no Twitter cresce de maneira exponencial em relação à sua base: quanto mais novos usuários entram, mais mensagens são publicadas. Em outras palavras, o potencial para que sua marca ou nome sejam citados cresce na mesma toada.


Para não transformar usuários curiosos que passam horas e horas no Twitter Search, o TweetBeep permite que termos ou links sejam cadastrados para que um alerta por e-mail seja enviado sempre que houver uma menção.
"O Twitter, serviço de microblog, pode ajudar no contato com clientes e na divulgação de marcas de empresas. O potencial é grande. Apesar de ter sido criado em 2006, atingiu a popularidade apenas há alguns meses. O número de acessos ao site triplicou entre fevereiro e abril, fechando o mês com 32 milhões de visitas. Para se ter uma ideia, o New York Times, um dos jornais mais lidos do mundo, teve 17,5 milhões de acessos.É uma nuvem de pessoas, a maioria usuários comuns, mas também de celebridades e políticos. E de empresas, por que não?

A revista americana Fortune, que mensalmente divulga um ranking com as 500 maiores empresas do mundo, dá algumas pistas sobre esse novo filão. Em fevereiro, das 100 primeiras empresas da lista, 36 usavam o Twitter. Coisa de gringo? De jeito nenhum. Dados do IBOPE Nielsen Online revelam que o número de internautas residenciais brasileiros que visitou o serviço pulou de 344 mil em fevereiro para 677 mil em março, um aumento de quase 97%.

Mas então, o que uma empresa pode fazer no Twitter? A Porto Digital, usa o Twitter como um canal institucional, para exposição de marca e veiculaçâo de notícias sobre a empresa e a área de tecnologia e jogos eletrônicos. "Colocamos o Joy, nosso mascote, para 'falar' com as pessoas que nos seguem. Também utilizamos o Twitter para divulgar vagas de trabalho. Recebemos muitos currículos", conta o diretor executivo Fred Vasconcelos.

Para Fred, os resultados obtidos com o Twitter são para lá de positivos. E ele já considera o serviço de microblog mais importante que Orkut e MSN. "Nas redes sociais você pode interagir com amigos. No Twitter tem a oportunidade de seguir pessoas que você admira, não necessariamente amigos, e receber atualizações desses perfis", defende o diretor executivo. Para as empresas, segundo ele, a grande vantagem é o retorno de mídia e a possibilidade de utilizar oTwitter como ferramenta de negócios, comunicando oferta e demanda.

Um dos usos que a Jynx Playware faz do Twitter, o de divugaçâo de vagas de trabalho, está se tornando comum entre empresas brasileiras. Principalmente as que atuam nos ramos de tecnologia e informática, mas isso deve se expandir em pouco tempo para outros setores. Em São Paulo, a agência de publicidade digital Digitas divulga vagas pelo Twitter há mais de um ano e recebe de 100 a 300 currículos por semana. A Conquest One, da área de tecnologia da informação, já efetivou contratações de pessoas pelo Twitter. Além de páginas específicas de empresas, há perfis que divulgam vagas de várias companhias, como por exemplo a comunidade Trabalhando.com.br, que tem mais de mil seguidores, e a Trampos."

* Matéria retirada do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mídias sociais são ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.
Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.
Mídias sociais podem ter diferentes formatos como blogs, compartilhamento de fotos, videologs, scrapbooks, e-mail, mensagens instantâneas, compartilhamento de músicas, crowdsourcing, VoIP, entre outros.

São exemplos de aplicações de mídia social: Google Groups (referências, redes sociais), Wikipedia (referência), MySpace (rede social), Facebook (rede social), Last.fm (rede social e compartilhamento de música), YouTube (rede social e compartilhamento de vídeo), Second Life (realidade virtual), Flickr (rede social e compartilhamento de fotos), Twitter (rede social e microblogging) e inúmeros outros serviços.

Muitos destes serviços de redes sociais podem ser integrados via agregadores de redes sociais, como Mybloglog e Plaxo.




    follow me on Twitter